A live com a Dani, mãe do Hugo e da Serena, nos deus muitos insights para ajudar no sono do bebê.
Aqui estão alguns insights:
O conceito que o bebê mamar na mamadeira é mais eficiente porque pesa no estômago e assim vai dormir melhor não é bem coerente. Na experiência dela, a Serena dorme muito melhor mamando no peito do que o Hugo dormia mamando mamadeira.
Existe a exterogestação que é quando o bebê nem sabe que nasceu, então o choro pode ser apenas por isso, onde a solução é enrolar estilo charutinho. E pode durar até os 3 meses.
Os bebês tem o salto do desenvolvimento e nesse período eles ficam com mais dificuldade de dormir e até enjoadinhos.
Conselho da Dani: Coloca no google "sono do bebê" e vai ler.
Os primeiros dias do bebê são mais difíceis porque também tem o puerpério que maltrata a mãe.
É possível colocar o bebê para dormir sozinho mas nos três primeiros meses são os mais difíceis. Nos 3 primeiros meses, a Serena dormia depois 1 hora da manhã, mesmo fazendo toda a rotina abaixo. Mas com 3 meses e duas semanas ela foi respondendo a rotina que foi criada e assim tendo noites de qualidade.
E claro que tem noites ruins, a Serena está na fase dos dentinhos então acaba querendo mais o peito e dificulta um pouco para dormir, mas é super normal.
A Dani criou uma rotina onde já no final da tarde, apaga as luzes para a pequena entender que está ficando de noite, dá o banho e vai para o quarto (o berço fica no quarto da Dani ainda), onde dá o peito até ela dormir, nesse quarto já tem o ruído branco ou som do útero para abafar o barulho externo e deixa a noite toda, luz do quarto apagada (inclusive do ar condicionado), deixa a temperatura ok (nem muito frio e nem muito quente), usa uma gota de óleo de lavanda desde o começo tanto no berço quanto na própria blusa. A Serena dorme em um berço seguro, tem o colchão, algumas camadas de cobertor para ficar macio, onde não tem nada além disso no berço, mas a Dani está sempre olhando para saber como a filha está.
E tudo bem sair da rotina as vezes.
No fim, tudo que você vai precisar para dar certo é: insistência, consistência e rotina.
A Serena dorme oito da noite e acorda seis, sete horas da manhã.
E há um mito que de não deixar seu filho dormir durante o dia para ter sono a noite, isso na verdade pode ser bem ruim, porque a criança vai ficar estressada e aumentar o cortisol, assim dificultando dormir a noite.
E um último conselho "Vai passar".
Se quiser ver a live completa, só clicar no vídeo :)